terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Portalegre acolhe ENCONTRO INTERNACIONAL inspirado na economia da dádiva

 
“AJUDADA” – Todos temos um papel na economia da nossa comunidade
Pensar um novo modelo de economia, a partir dos valores essenciais da vida em comunidade e abrangendo conceitos negligenciados como a dádiva e a partilha, é o desafio que terão em mãos os participantes de um encontro internacional a realizar, em Portalegre, entre os dias 14 e 16 de Junho de 2013.
Neste encontro, é esperada a participação de personalidades como Charles Einsenstein, autor de “Economia Sagrada” (Sacred Economics), e Mark Boyle, autor do livro “O Homem Sem Dinheiro”, instituições como a Schumacher College, representantes de projectos nacionais e internacionais que estão a promover a transformação das suas comunidades, além de um leque variado de entidades locais e regionais, que se propõem trabalhar em conjunto com vista a transformar a iniciativa numa plataforma capaz de desencadear acções positivas para o futuro.
O processo de organização do encontro, apresentado como pioneiro no seu âmbito, obedecerá a regras distintas daquelas que pautam um evento clássico, fazendo apelo ao contributo de todos os envolvidos em consonância com o espírito da economia da dádiva.
As ideias de entreajuda e de criação colectiva reflectem-se na expressão escolhida para tema do programa – “AJUDADA” -, alusão a uma prática ancestral comum em muitas zonas rurais, na qual os elementos de uma comunidade se juntavam para dar apoio nos trabalhos agrícolas de uma propriedade. Na “Ajudada” participavam homens, mulheres, crianças, anciãos e a todos cabia uma tarefa em particular, num esforço de partilha e co-
-responsabilização que os organizadores do encontro desejam ver replicado em todas as acções previstas.
Mais do que levar a cabo um acontecimento circunscrito no tempo, pretende-se desencadear um processo de mudança com efeitos concretos para a região que acolhe a iniciativa.
A partir das experiências aportadas, tanto pelos convidados internacionais como pelos elementos da comunidade local, espera-se que possam emergir propostas que se distingam pela criatividade e resiliência.
De acordo com os promotores – um conjunto de associações e outras entidades locais, nacionais e internacionais – trata-se de uma forma inovadora de abordar as potencialidades e desafios sentidos por uma comunidade local, tornando possível um cruzamento de conhecimentos muito diversos e o desenhar de estratégias partilhadas por todos os que se desejem juntar às actividades planeadas.
O programa previsto desenrolar-se-á durante três dias, cada um dos quais pensados de forma a tocar perspectivas e realidades diferentes. No primeiro dia terão lugar conferências, debates e mesas redondas, a que se seguem, no dia seguinte, oficinas, actividades de rua, com múltiplas intervenções no espaço público, mostra de projectos de âmbito local, e momentos de festa. O último destes três dias fará apelo à implementação concreta de projectos
de maior envergadura planificados na fase preparatória e que reunirão a comunidade local e todos os participantes da AJUDADA.
No período de tempo que decorre até à realização deste evento, deseja-se que o máximo de pessoas e organismos locais, provenientes de todas as áreas de desenvolvimento, se envolvam e contribuam com as suas visões, os seus “sonhos” e a sua energia na construção de alternativas sustentáveis para a região.
“Pretende-se que a criatividade local se revele e que todos possam aprender e ensinar no processo. Não podemos esperar que os poderes centrais nos venham salvar. A verdadeira mudança e renovação deve vir das próprias pessoas”, diz-se num documento preparatório do evento.
A “Economia da dádiva”, de acordo com o que se refere no mesmo documento, “é a prática de manter um fluxo de dádivas numa comunidade partilhando os recursos e as competências que nela existem. É confiar na sabedoria e na criatividade de todos, é confiar em nós mesmos”.
O lançamento público da AJUDADA vai fazer-se na sexta-feira, dia 22 de Fevereiro, às 18:00h na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Portalegre, para o qual todos os habitantes e entidades da região estão convidados. Durante o lançamento, estarão presentes vários elementos da organização deste encontro que responderão a
questões relacionadas com o conceito e com a estrutura deste evento internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário