segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Rota dos Sabores 2012 em Évora - de 7 de Janeiro 2012 e decorre até Abril 2012,

A  edição deste ano teve a sua abertura oficial simbólica no sábado, dia 7 de Janeiro 2012 e decorre até Abril 2012, com um total de 50 restaurantes do concelho de Évora, a que se juntam quatro lojas de produtos “gourmet” e duas pastelarias, aceitaram o repto da Câmara Municipal de Évora e estão a participar na edição deste ano da Rota de Sabores Tradicionais, uma iniciativa cultural de promoção da gastronomia regional alentejana.
A Rota de Sabores Tradicionais (RST), na sua nona edição, tem a particularidade de decorrer ao longo de quatro meses, incentivando os restaurantes aderentes a “oferecer” pratos confecionados com produtos da época, respetivamente: caça, porco, sopas e borrego. Os apreciadores da doçaria regional poderão saborear o melhor do Alentejo ao longo de todo o evento.
Nesta conjuntura adversa e num quadro de estímulo aos agentes económicos eborenses, particularmente no que diz respeito ao sector de restauração, a RST pretende contribuir para a dinamização dos estabelecimentos deste setor e similares, para a animação do Centro Histórico e do comércio local e para a promoção de Évora e da cultura de gastronomia tradicional junto dos eborenses e visitantes da cidade.

Durante o mês de janeiro estão previstas ainda mais algumas iniciativas que visam assinalar o evento, nomeadamente uma Prova de Vinhos de adegueiros particulares, de Sopas e Doces Tradicionais (14 de Janeiro), na Casa do Povo dos Canaviais, e uma Degustação de Azeites do Alentejo na Praça de Giraldo (21 de Janeiro).
Venha percorrer este Alentejo, de imensas planícies, recortado aqui e ali por serras e vales e rico em micro-climas, onde nasce e cresce um património inigualável de produtos tradicionais.
São estes os produtos que lhe queremos dar a conhecer, já que resultam de saberes acumulados no tempo e nas matérias primas, de mãos que teimam em ajeitar o que fazem, de gestos de colheita, de transformação e de criação, que dão gosto aos sabores de ontem e certezas de futuro.
São produtos que preservam as condições ambientais naturais, respeitam os ecossistemas existentes e a biodiversidade. Raças e variedades, autóctones ou muito bem adaptadas, são nossas aliadas e esteios da nossa produção. O leite crú, o cardo, os temperos da horta, as ervas aromáticas, o porco da raça alentejana e as mãos das pessoas são um pequeno exemplo do que temos para lhe oferecer.

Os produtos tradicionais de qualidade do Alentejo são indiscutivelmente umas das grandes potencialidades da região, constituindo um elemento de valorização do território. A sua promoção constitui um dos elementos de dinamização económica e social deste território, uma vez que gera um incremento dos postos de trabalho e contribui simultaneamente para a promoção global da região através dos produtos de qualidade.
Os produtos tradicionais com nome protegido englobam um leque de várias dezenas de produtos portugueses, aos quais aparecem associadas as Denominações de Origem Protegida (DOP), Indicações Geográficas Protegidas (IGP) e Especialidades Tradicionais Garantidas (ETG), Agricultura Biológica (AB) e Protecção Integrada (IP).
A Rota dos Sabores tem por objectivo a implementação de uma rota de valorização dos produtos de qualidade com nome protegido, criando uma alternativa de promoção destes produtos com um caracter inovador em relação á promoção a que se recorre usualmente em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário