A classificação estende-se à igreja da Misericórdia de Vila Viçosa, igreja de São Braz, Santa Clara do Sabugueiro e igreja de São Gregório no concelho de Arraiolos no (Distrito de Évora), todos integram um conjunto de 11 edificios religiosos de matriz cristã que o governo declara monumentos de "interesse público", na edição de 11 de Abril do Diário da Republica.
Há ainda outros monumentos do Alentejo, aos quais o governo estende o mesmo estatuto, são exemplo disso, o Convento de São Francisco e igreja de Nossa Senhora da Estrela, ambos em Moura, distrito de Beja.
O artigo 17.º da lei de bases do patrimônio (n.º 107/2001, de 8 de setembro) prevê que a classificação de um imóvel tenha em conta critérios relativos ao “caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico e religioso, ao
seu valor estético, técnico e material intrínseco e à sua concepção arquitetônica, urbanística e paisagística”. Um bem considera-se de interesse público “quando a respectiva proteção e valorização represente um valor cultural de importância nacional”.
Sem comentários:
Enviar um comentário