quarta-feira, 3 de abril de 2013

DOM MANUEL DA CONCEIÇÃO SANTOS (Para os interessados, será celebrada missa na Sé de Évora a partir das 11h00, seguindo-se no final a romagem ao tumulo que está situado no claustro da Sé)

Faz amanhã dia 30 de Marco 58 anos que faleceu em Évora, o então Arcebispo de Évora
D. Manuel Mendes da Conceição Santos.
D. Manuel Mendes da Conceição Santos nasceu a 13 de Dezembro de 1876 em Pé de Cão, Olaia, do Concelho de Torres Novas.
Ao dedicar-se à vida religiosa ingressou no Seminário Patriarcal de Santarém, tendo ido depois para Roma onde se doutorou em Teologia no Ateneu de Santo Apolinário.
Foi ordenado sacerdote em 27 de Maio de 1899, tendo leccionado no Seminário que frequentou e no Liceu Nacional de Santarém até ser nomeado Vice-Reitor da Guarda, em cuja Sé foi eleito Cónego.
Em 9 de Dezembro de 1915 foi nomeado pelo Papa Bento XV Bispo de Portalegre, sendo ordenado em Torres Novas na Igreja do Carmo no dia 3 de Marco de 1916.
Permaneceu em Portalegre até ser nomeado Arcebispo Titular de Filipopólis e Arcebispo Coadjutor de Évora em 4 de Junho de 1920.
Entrou na Arquidiocese de Évora em 11 de Fevereiro de 1921, iniciando um notável percurso de reconstrução da diocese com prioridade para a formação do Clero, que deixou provida de Seminários, Casas Religiosas, Centros de Actividade Espiritual e Apostólica.
Fundou a Congregação Diocesana das Irmãs Servas da Santa Igreja e foi D. Manuel Mendes da Conceição Santos que trouxe para Évora os Padres Salesianos em 1926.
 Será celebrada no próximo dia 5 de Abril na Catedral de Évora (Sé) pelas 11horas, seguindo-se a romagem ao túmulo do Servo de Deus, sendo o ofertório para as despesas do Processo de Canonização.
ARMANDO RIBEIRO

Sem comentários:

Enviar um comentário