quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cordão Humano pela paz em Évora Monte

No dia 26 de Maio de 2013, Évora Monte comemora o 179º. Aniversário da Convenção que leva o seu nome com a realização de um Cordão Humano pela Paz à volta das muralhas do seu castelo.
A Convenção de Évora Monte assinada no dia 26 de Maio de 1834 é o principal património histórico daquela vila alentejana e da sua população, mas representa também um marco histórico decisivo para Portugal, não só porque terminou com a única e sangrenta guerra civil que o País conheceu em quase 900 anos de história, mas também porque, com a sua assinatura, Portugal abandonou definitivamente oAntigo Regime, de cariz absolutista, e abraçou o Regime Constitucional, modernizou o comércio, a administração pública e o exército, acertando assim o passo com as restantes nações europeias.
O Cordão Humano será organizado às 11,30 horas, hora a que serão lançados balões verdes e vermelhos, as cores da bandeira nacional, e brancos, simbolizando a Paz pelos cerca de 1.050 participantes que são necessários para fechar o cordão à volta do pano de muralhas do Castelo de Évora Monte.
As inscrições para os participantes já estão abertas e podem ser feitas online no site do evento, no endereço www.cordaohumanopaz.com. Cada inscrição tem o preço simbólico de 2 € e dá direito a uma t-shirt alusiva ao evento e a um voo cativo em balão de ar quente que a organização disponibiliza no local a partir das 12 horas.
Para além da realização do Cordão Humano, os participantes terão possibilidade de assistir ao longo do dia a um grande número de eventos, começando logo às 9 horas com a realização do Percurso do Imaginário de Évora Monte, um percurso temático a partir do Parque de Merendas a meio da estrada de acesso ao Castelo através do qual, em 10 cenas ao estilo de teatro de rua um grupo de cerca de 30 elementos da população da vila, são contadas alguns dos episódios reais ou imaginários mais marcantes do património histórico de Évora Monte.
As actividades radicais iniciam-se logo após o cordão, pelas 12 horas, com rappel, slide e tiro com arco e flecha. Durante a tarde haverá espectáculos com bandas de música, grupos folclóricos, grupos de música tradicional portuguesa e uma conferência, todos com entrada livre.
Um dia inteiro de grande actividade num local de enorme património histórico, arquitectónico e paisagístico e a participação num merecido acto de comemoração da Paz de Évora Monte, são as propostas da organização do evento para o dia 26 de Maio de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário