O Santuário de Nossa Senhora de Aires, na Arquidiocese de Évora, é um dos sete espaços de todo o país cuja classificação como monumento nacional foi hoje aprovada em Conselho de Ministros.
O edifício do século XVIII fica situado na freguesia e Concelho de Viana do Alentejo, onde se encontra também a Ermida do Senhor Jesus do Cruzeiro, também abrangida pelo decreto.
O Governo aprovou dois decretos que procedem à ampliação de áreas classificadas, incluindo a igreja de Salzedas, na Diocese de Lamego, “incluindo as tábuas quinhentistas, uma imagem da Virgem em prata, um contador de sacristia semelhante ao do Mosteiro do Bouro, o cadeiral e todos os elementos de valor artístico ainda existentes, a Sala do Capítulo, forrada de azulejos do século XVII, a Capela do Desterro, revestida de azulejos do século XVIII, e os jardins anexos”.
"É ainda alterada a respetiva denominação para Mosteiro de Santa Maria de Salzedas [Concelho de Tarouca, Distrito de Viseu]", acrescenta a nota.
O Conselho de Ministros decidiu também proceder a uma alteração ao diploma que estabelece a classificação dos bens imóveis de interesse cultural, bem como o regime das zonas de proteção e do plano de pormenor de salvaguarda, no sentido de prorrogar o prazo para a conclusão dos procedimentos de classificação até 30 de junho de 2013.
Sem comentários:
Enviar um comentário