“Cachola de Porco”, “galinha em molho”, ”orelha de porco de coentrada” “migas de tomate com peixe frito”, “cozido de feijão-verde com chícharos” “caldo verde com chouriço caseiro”, os tradicionais” miolos com carne de vinha d’alhos ou “feijoada de lebre” convidam a momentos de degustação que nos guiam os sentidos por uma viagem aos sabores da melhor cozinha alentejana.
A Rota das Tabernas está de regresso a 2 de Junho, e passa por oito Tabernas do Concelho de Grândola, onde cada petisco para descobrir e saborear é acompanhado por um “menu cultural” surpresa, que pode incluir poetas populares, cante alentejano, fado e música popular. O “menu” inclui também vinhos de produtores do Concelho.
Locais privilegiados de encontro, convívio e palco de importantes manifestações de cultura popular, as Tabernas foram desaparecendo, levando consigo os hábitos e histórias de uma terra. Recuperar e revitalizar estes “locais de culto”, é o grande objetivo do Município de Grândola, com esta iniciativa, que já vai na 18ª edição.
A Rota começa dia 2 na “Taberna do Agostinho” (Santa Margarida da Serra) e segue dia 9 para a “Taberna dos Mosqueirões”. Dia 16 leva-nos até ao “Café Triunfo” (Santa Margarida da Serra) e no dia 23 à “Taberna Típica Alentejana” (Grândola). A Rota passa por “A Taberna” (Sobreiras Altas) a 29, pela “Tasquinha do Zé de Moura” (Grândola) a 30, e pela “Casa Dimas” (Santa Margarida da Serra) a 7 de Julho. A Rota das Tabernas termina dia 14 de Julho, na Taberna o Justense, na Aldeia da Justa.
Todas as tabernas aceitam reservas, que são da exclusiva responsabilidade dos proprietários.
Sem comentários:
Enviar um comentário