terça-feira, 17 de abril de 2012

KaZantip: O festival no Alqueva vedado a homens e mulheres homossexuais


Está marcado para 20 de Julho a 26 de Agosto2012 a estreia em Portugal do festival de música electrónica KaZantip. O evento vai decorrer na Barragem da Alqueva (Alentejo). "KaZantip é o nome de um dos maiores, mais loucos, mais porreiros, mais incomuns e mais longos festivais de techno, trance e house do mundo." É desta forma que o festival se descreve. O evento conta com uma edição na Ucrânia e, este ano, desloca-se para a Europa Ocidental. O Kazantip tenta conciliar a música, actividades desportivas e uma forma descomplexada de relacionamento entre os participantes. Na imprensa é até chamado de "festival-orgia". No entanto, como explica a própria organização no seu site, "uma festa para heterossexuais e bi-girls". Homens e mulheres homossexuais não são, portanto, bem-vindos. O festival tem até uma espécie de constituição que deverá ser seguida pelos participantes. Aí pode ler-se que o "incitamento de ódio racista e/ou de sentimentos machistas dentro de KaZantip Party Land é considerado uma das maiores afrontas à ideologia nacional" ou que "a moléstia sexual ou comportamento intrusivo com relação às cidadãs de KaZantip Party Land são considerados pelo código penal crimes tão graves como os demais e serão penalizados com deportação, mesmo que as cidadãs aparentem ser 'fáceis' (sic)". Os responsáveis também alertam que apesar da "atmosfera favorável ao nudismo, a cópula em locais públicos não apropriados não é bem-vinda". Um bilhete para um dia custa 25 euros. O evento é organizado pela empresa suíça KaZantip GmbH. Ver reportagem da Vice.com no Festival Kazantip Video  Video

2 comentários:

  1. A realização do Festival Kazantip em Portugal deu origem a uma queixa no Ministério Público. A Procuradoria Geral da República está agora a investigar os moldes em que o festival irá decorrer em Portugal entre 20 de Julho a 26 de Agosto na Barragem do Alqueva (Alentejo).

    Segundo a edição de hoje do Jornal de Notícias, o Ministério Público recebeu uma queixa sobre o Kazantip, tendo como ponto de partida um vídeo do festival na Ucrânia onde se é possível ver uma criança numa cena de teor sexual para “ganhar uma t-shirt”. O vídeo consiste numa reportagem, com mais de 20 minutos, efectuada pela revista norte-americana Vice.



    Conforme o dezanove.pt noticiou em primeira mão, aquele que é conhecido como "festival-orgia" anunciava ser vedado a homens e mulheres homossexuais. Depois da notícia no dezanove.pt, o festival reformulou a estratégia e passou a ser “mais orientado para heterossexuais e bi-girls”.



    Recorde-se que o KaZantip Party Land tem origem na Ucrânia, mas segundo os responsáveis pelo evento original, os promotores do festival em Portugal, não têm autorização para o uso do mesmo nome.

    ResponderEliminar
  2. Festival das "orgias" sob investigação
    O Kazantip, um festival de música eletrónica que nasceu na Crimeia, Ucrânia
    O Kazantip, um festival de música eletrónica que nasceu na Crimeia, Ucrânia, é conhecido na internet como o "festival orgia" e a sua versão portuguesa está marcada para julho, nas margens do Alqueva, concelho de Moura. Mas promete polémica. O Ministério Público recebeu recentemente uma queixa sobre um vídeo colocado numa página na Internet. Nas imagens, supostamente filmadas num dos festivais Kazantip, surge uma criança de seis anos envolvida num concurso de sexo oral cujo prémio é uma t-shirt. Isto com 200 pessoas a assistir. A Procuradoria decidiu investigar.
    O vídeo, com mais de 20 minutos, foi conhecido em Portugal através de um site dedicado as questões homossexuais: o dezanove.pt, que se queixava de que a organização iria proibir a entrada a homens e mulheres homossexuais. Foi nesse site que uma cidadã portuguesa viu a cena de sexo com a criança e apresentou queixa na Procuradoria-Geral da República (PGR).in

    ResponderEliminar