Com o final da 5ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões há uma coisa que podemos afirmar: Nenhum dos três participantes portugueses tem o seu futuro definido. Sporting, Benfica e FC Porto têm objetivos em jogo na última jornada, ainda que só os dois últimos tenham oportunidade de se manter na prova milionária.
O zerozero foi analisar todos os cenários das equipas portuguesas e percebeu que todas elas dependem só de si para atingir os seus objetivos.
Sporting: Não perder dá Liga Europa
A equipa de Jorge tem contas fáceis para o jogo na Polónia, frente ao Légia de Varsóvia.Ao Sporting basta não perder para garantir o 3º lugar do Grupo F e o apuramento para a fase a eliminar da Liga Europa. Recorde-se que no jogo da primeira volta, em Alvalade, os leões venceram de forma tranquila por 2x0, com golos de Bryan Ruiz e Bas Dost. Foi a única vitória da equipa verde e branca na prova até agora.
|
Os leões são a única equipa portuguesa, presente na Liga dos Campeões, que pode ficar sem participação na nas provas europeias em fevereiro. Para isso, basta que o vice campeão nacional seja derrotado na última jornada. Se tal acontecer o Légia ultrapassa o Sporting no 3º lugar do grupo, deixando o Sporting no último lugar.
FC Porto: Ganhar para não arriscar

©Global Imagens / Pedro Correia
O FC Porto chega ao último jogo sabendo que, na pior da hipóteses, estará na Liga Europa em fevereiro. Os dragões estão no 2º lugar do grupo G e vão receber o Leicester já apurado e com o topo da classificação garantido. A vitória dá apuramento ao FC Porto, mas o empate e a derrota até podem chegar.
Em caso de vitória o FC Porto atinge os 11 pontos e está tudo decidido, mesmo que o FC Copenhaga vença fora o Club Brugge (já fora das contas). Já se a equipa de Nuno Espírito Santo empatar ou perder, terá de esperar sempre que a equipa dinamarquesa não vença na Bélgica.
|
Caso FC Porto e FC Copenhaga terminem empatadas pontualmente, será a equipa da Dinamarca a garantir o apuramento, já que no confronto direto leva vantagem por ter empatado 1x1 no Dragão e ter garantido o 0x0 em casa. Este cenário pode acontecer caso o FC Porto empate em casa com o Leicester e o FC Copenhaga vença o Club Brugge.
Benfica: Vitória garante apuramento e o 1º lugar

©Carlos Alberto Costa
Deixamos o mais complicado para o fim. O Benfica é quem tem o grupo mais «embrulhado», ainda que a premissa seja simples: Vencer dá apuramento e até o 1º lugar do grupo B.
Os encarnados chegam à última jornada no 2º lugar do grupo, empatados com o Nápoles nos 8 pontos, mais um do que o Besiktas. Em caso de vitória da equipa turca na última jornada, na Ucrânia frente ao já eliminado Dínamo Kiev, os encarnados têm mesmo de vencer em casa o Nápoles para garantirem o apuramento. Isto porque se a equipa portuguesa e a italiana terminarem com os mesmos pontos o Nápoles leva vantagem fruto da vitória por 4x2 na Itália.
|
Já se o Besiktas empatar, basta também um empate ao Benfica para seguir em frente, ainda que no segundo lugar. Se a equipa de Ricardo Quaresma perder na Ucrânia, Benfica e Nápoles estão automaticamente apurados para a fase a eliminar da Champions.
A derrota também pode apurar o Benfica, bastando que para isso o Besiktas não consiga vencer o Dínamo Kiev. Se os encarnados forem derrotados e o Besiktas empatar ambas as equipas terminam com os mesmos 8 pontos, mas o Benfica tem vantagem no confronto direto já que empatou 1x1 na Luz e 3x3 na Turquia.

Sem comentários:
Enviar um comentário