quinta-feira, 8 de maio de 2014

FORMATO E EQUIPAS DO CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES MASCULINOS/SUB-20


A Direção da FPF anunciou a criação do Campeonato Nacional Júnio A/Sub-20 que arranca já na próxima época de 2014/2015, informando também o formato e as equipas participantes na 1ª edição. Segundo auqele organismo, “A nova prova para o Futsal jovem foi criada com base na necessidade de proporcionar um patamar superior (nacional) de competitividade para os jovens deste escalão, aumentando a permanência para três épocas desportivas dos jogadores na última etapa da formação desportiva. Ao mesmo tempo, tentará responder ao intuito de potenciar e consolidar a evolução dos jogadores antes da transição para seniores, permitindo a integração de jogadores sub-20, com vista à possibilidade de ser criado o Campeonato da Europa da UEFA neste escalão”. O apuramento das 16 equipas foi efetuado na presente temporada, através da qualificação para a 2ª fase da Taça Nacional e que foram as seguintes: ZONA NORTE: CF Nogueirense (AF Viana Castelo), Desportivo Jorge Antunes (AF Braga), O Amanhã da Criança (AF Porto), Académica SF (AF Coimbra), ADCR Caxinas e Poça da Barca (AF Porto), AJAB- Tabuaço (AF Viseu), Contacto Futsal (AF Braga) e CCDR Covão do Lobo (AF Aveiro).
 ZONA SUL: Sporting CP (AF Lisboa), CP Miranda do Corvo (AF Coimbra), CCRD Burinhosa (AF Leiria), SL Benfica (AF Lisboa), Sonâmbulos FLA (AF Algarve), GD Esc. Básica D. João I (AF Setúbal), Eléctrico FC (AF Portalegre) e Núcleo Sportinguista de Leiria (AF Leiria).
No primeiro ano desta competição, as equipas apenas poderão contar com a participação de 5 atletas Sub-20, deixando de haver qualquer restrição nas épocas seguintes. A prova vai realizar-se em duas fases. Na primeira, os 8 clubes de cada zona constituem uma série, numa poule a pontos, com duas voltas. Os quatro primeiros classificados de cada agrupamento, disputam a fase de apuramento do campeão, igualmente em duas voltas. Os restantes clubes não apurados, disputam a fase de Manutenção/Descida, partindo com metade dos pontos conquistados na 1ª fase. Os dois últimos classificados das duas séries, descem automaticamente para os distritais. Na época de 2014/15, os quatro clubes apurados para a Final Four da Taça Nacional, sobem ao Campeonato Nacional. O arranque desta nova prova está agendado para o dia 4 de outubro de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário