A Feira Medieval de Vila Viçosa realiza-se entre os dias 24 e 26 de Maio, nas ruas e no castelo de Vila Viçosa. Nestes locais relevantes na História de Portugal, podemos assistir à recriação de inúmeros momentos históricos.
>>>Estão já a decorrer os preparativos para a Feira Medieval que decorre em Vila Viçosa nos dias 24, 25 e 26 de Maio. Nesta que é a segunda edição do evento, a proposta é retratar o passado histórico da vila, o património edificado e monumental, o património cultural, religioso e humano que caracterizam aquela que é apelidada de Princesa do Alentejo.
Esta segunda edição da Feira Medieval é dedicada ao tema “3 jornadas – 3 reinados”, numa viagem que começa com D. João II, nos primórdios da epopeia trágico-marítima, com os preparativos para as grandes descobertas de além-mar. O percurso segue depois com o reinado de D. João III e a consolidação territorial das descobertas e aportes económico-culturais para a Europa. As ações vão ainda colocar em evidência a governação de D. João IV, sendo que o destaque vai para a restauração da independência portuguesa e ascensão da Casa de Bragança.
O público vai ter oportunidade de participar mais profundamente na iniciativa, uma vez que será possível, trajar a rigor com vestes da época medieval, tornando possível uma experiência mais real do que seria uma ceia ou almoço medieval, num momento que representa uma verdadeira viagem rumo à descoberta dos sabores medievais servidos em utensílios que reproduzem os que eram utilizados na época.
Ao longo dos três dias de festividades, as ruas e o castelo de Vila Viçosa serão assim o palco privilegiado para a recriação de inúmeros momentos históricos, com cortejos régios, apresentações de armas, danças, acrobacias e, entre outros, espetáculos de malabares.
A iniciativa, organizada em conjunto pela autarquia calipolense e pela Companhia de Teatro VIVARTE, pretende assim tornar possível o reviver de alguns períodos marcantes para a construção da identidade do concelho, ao mesmo tempo que dinamiza um dos setores mais visados para o desenvolvimento da economia local: o turismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário