A data foi instituída pela União Europeia com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a disparidade existente nos salários entre homens e mulheres nos vários países europeus e incentivar a tomada de medidas para alterar esta realidade no mercado laboral.
O Dia da Igualdade Salarial é assinalado pela primeira vez em 2013. Portugal celebra a data a 6 de março, pois na prática, as mulheres teriam de trabalhar até dia 6 de março para estar em igualdade com os homens, uma vez que os homens ganham, em média, mais 18% que as mulheres.
Por outras palavras, em Portugal as mulheres têm de trabalhar mais 65 dias para conseguirem ganhar o mesmo salário anual dos homens.
Os dados estatísticos revelam ainda que a desigualdade salarial entre mulheres e homens, em Portugal, é tanto maior quanto mais elevado o nível de qualificação.
Dia Europeu da Igualdade Salarial
Na União Europeia, as mulheres ganham, em média, 16,2% menos do que os homens.
O Dia Europeu da Igualdade Salarial é celebrado a 28 de fevereiro. De acordo com dados da Comissão Europeia sobre os salários anuais dos trabalhadores, em 2013, as mulheres, em média, teriam de trabalhar mais 59 dias (ou seja, até 28 de fevereiro de 2013), para conseguirem ganhar o mesmo que os homens ganharam em 2012.
A disparidade salarial tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos.

Sem comentários:
Enviar um comentário