quarta-feira, 27 de junho de 2012

Feiras, Festas e Romarias

Afonsoeiro

Festas em Honra de S. José Operário e Nossa Senhora da Conceição Estas festas, realizadas em honra de São José Operário e Nossa Senhora da Conceição, são marcadas pela tradicional procissão, ruas decoradas com flores coloridas, bailes de rua e grande noite de folclore, sem esquecer as largadas de touros e a famosa sardinhada, acompanhadas de muita música.
Atalaia
Festas de Nossa Senhora da Atalaia
Realizam-se no Último Fim de Semana de Agosto

A festa tem uma grande componente religiosa, pois é conhecida pelos vários círios que acorrem à Atalaia. Esta romaria teve início aquando de uma promessa feita em 1507, devido à peste que grassou na capital.

Os pioneiros desta peregrinação foram os empregados da Alfândega de Lisboa, chegando mesmo a ter trinta círios.

Actualmente, são cinco os círios que continuam a venerar a Nossa Senhora da Atalaia: Quinta do Anjo, Carregueira, Olhos d’Água (concelho de Palmela), Azóia (Sesimbra) e o Círio Novo da Jardia (Montijo). Uns chegam à quinta-feira e outros à sexta, altura em que cada círio dá três voltas ao Cruzeiro-Mor, subindo a escadaria até ao santuário e acompanhados pela imagem de Nossa Senhora da Atalaia com desfile das bandeiras que os identificam.

No ponto alto da festa, Domingo, todos os círios participam na procissão colectiva.

Chegada a noite procede-se à Arrematação das Bandeiras que simboliza promessas a cumprir, seguida dos vários bailaricos nas sedes dos círios.




Canha

Festas de Nossa Senhora da Oliveira
Realizam-se no Primeiro Fim de Semana de Setembro

Nas Festas de Nossa Senhora da Oliveira, as ruas, de arquitectura alentejana e à semelhança de Campo Maior, encontram-se engalanadas com recortes de papel colorido e flores do mesmo material resultado de muita dedicação e perícia.

Não falta o arraial, fogareiros para assados, nomeadamente, a famosa sardinha ou a carne de porco, charanga e muita música.

Devido à proximidade do Ribatejo e do Alentejo realizam-se largadas, passeios equestres e uma Picaria na Praça de Touros.

O ponto alto das festas surge aquando da procissão da Nossa Senhora da Oliveira. O andor com a imagem é colocado à entrada da igreja, com o mesmo nome, e ao final do dia de Domingo, a grande procissão sai percorrendo as principais ruas da vila. Esta imagem é acompanhada por outros santos também transportados em andor, homenageando assim todos os protectores da devoção da vila.


Montijo

Festas Populares de S. Pedro
28 de Junho a 02 de Julho de 2012Durante as festas, a Igreja Matriz do espírito Santo torna-se local de grande importância e veneração. Daqui se desloca a imagem do santo padroeiro da comunidade piscatória da cidade de Montijo – S. PEDRO.

A 29 de Junho, dia de S. Pedro, destaca-se a procissão fluvial, acrescida mais tarde às festividades, onde várias embarcações de pesca engalanadas escoltam uma principal que transporta a imagem do S. Pedro da ponta do Montijo (base aérea n.º6) até ao antigo cais citadino (Cais das Faluas), terminando o cortejo na Igreja do Espírito Santo.

A 30 de Junho, dia de S. Marçal, de manhã, junto à capela do Senhor Jesus dos Aflitos - Quinta do Saldanha, dá-se o ritual da “lavagem” da classe piscatória, seguindo-se a arrematação das bandeiras e da imagem de S. Pedro.

A Ermida de Nosso Senhor Jesus dos Aflitos integrada na Quinta do Saldanha é um edifício do séc. XVIII, e que tinha uma função muito importante para os pescadores que aí acorriam em auxílio, bem como a todos os viajantes que faziam desta, um local de abrigo.

No entanto, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Aflitos é, ainda hoje, alvo de grande devoção popular, sobretudo por parte dos pescadores, tanto assim é que, no dia de São Marçal, 30 de Junho, se realiza a cerimónia da “Lavagem” junto da Ermida, ritual que remete a antigas abluções ou banhos purificadores.

Festas das Vindimas em Foros de Trapo
Realizam-se no mês de Agosto

Sarilhos Grandes
Festas em Honra de S. Jorge
20 a 22 de Julho de 2012 Bandas musicais, noite de folclore, bailes populares, largadas de touros e muita animação, acompanhados da tradicional procissão, compõem estas Festas em honra de São Jorge. De realçar a dança tradicional de cariz popular Huga-Huga, que consiste numa fila de pessoas que, de mãos dadas, dançam lado a lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário