quinta-feira, 29 de março de 2012

Missa na Sé de Évora do 57º. Aniversário do falecimento de D. Manuel M. Conceição Santos

Ocorre amanhã, dia 30 de Março, o 57º. aniversário do falecimento do Prelado eborense,  D. Manuel da Conceição Santos, cujo o processo de Canonização está em curso.
Por esta intenção, será celebrada uma missa na Sé de Évora, dia 30 de Março pelas 11 horas da manhã, seguindo-se uma breve oração no claustro,  onde se encontra o túmulo deste homem bom.

Na liturgia. Na missa, no ofício divino, na administração dos sacramentos e sacramentais, nas bên­çãos e noutras acções litúrgicas, encontramos diversas moda­li­dades de oração, uma vez que toda a liturgia é louvor, acção de graças e súplica a Deus, pela Igreja como Corpo Mís­tico e sacramento de J. C. Reser­va-se, contudo, o nome de ora­ção às se­guin­­tes: na missa, as ora­ções presidenciais (colecta, sobre as obla­tas, depois da comunhão, e sobretudo a oração eucarística também cha­mada Cânone e Aná­fora); e as de todo o povo (oração co­mum ou universal ou dos fiéis e a oração dominical ou Pai-­Nosso). A ora­ção dominical é dita oficialmente pela Igreja três vezes por dia: em Laudes, na Missa e em Vésperas. A oração universal aparece também noutras cele­brações e assume forma solene na celebração da Paixão em Sexta-Feira Santa. Na Litur­gia das Horas, toda ela predominantemente laudativa, uma oração presidencial termina cada uma das horas. As diversas bênçãos ri­tuais terminam com uma oração de bênção. As ladainhas também se cha­mam orações litânicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário