Ocorre amanhã, dia 30 de Março, o 57º. aniversário do falecimento do Prelado eborense, D. Manuel da Conceição Santos, cujo o processo de Canonização está em curso.
Por esta intenção, será celebrada uma missa na Sé de Évora, dia 30 de Março pelas 11 horas da manhã, seguindo-se uma breve oração no claustro, onde se encontra o túmulo deste homem bom.
Na liturgia. Na missa, no ofício divino, na administração dos sacramentos e sacramentais, nas bênçãos e noutras acções litúrgicas, encontramos diversas modalidades de oração, uma vez que toda a liturgia é louvor, acção de graças e súplica a Deus, pela Igreja como Corpo Místico e sacramento de J. C. Reserva-se, contudo, o nome de oração às seguintes: na missa, as orações presidenciais (colecta, sobre as oblatas, depois da comunhão, e sobretudo a oração eucarística também chamada Cânone e Anáfora); e as de todo o povo (oração comum ou universal ou dos fiéis e a oração dominical ou Pai-Nosso). A oração dominical é dita oficialmente pela Igreja três vezes por dia: em Laudes, na Missa e em Vésperas. A oração universal aparece também noutras celebrações e assume forma solene na celebração da Paixão em Sexta-Feira Santa. Na Liturgia das Horas, toda ela predominantemente laudativa, uma oração presidencial termina cada uma das horas. As diversas bênçãos rituais terminam com uma oração de bênção. As ladainhas também se chamam orações litânicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário